O que entendemos por Diversidade Étnico Racial?
Para entendermos melhor este tema, podemos voltar ao século XVIII. Os cientistas Europeus na época defendiam a idéia de que havia diferentes espécies de seres humanos, e portanto algumas raças eram consideradas superiores que outras. Isso serviu de justificativa a prática de racismo, discriminação, preconceito e intolerância mundo a fora.
Hoje em dia, sabemos que os seres humanos pertencem todos a mesma espécie, a raça humana. Mas a idéia de "Raça" é utilizada para identificar características culturais: o modo como construimos normas, valores, comportamentos, assim como conceitos sobre nossa convivência com a natureza e entre nós. Portanto o que é familiar para uns pode ser estranho para outros.Isso pode se tornar um problema de comunicação e entendimento entre as culturas, dúvidas, conflitos e mesmo rejeições.
Se não entendermos as diferenças como riquezas da raça humana, podemos acabar pensando que nossa forma de agir é a melhor, a mais justa. Desta maneira se produz o preconceito, a discriminação.
Esquecer que diferenças culturais existem é negar a nossa história. A sociedade brasileira é formada pela contribuição de vários povos é uma mistura maravilhosa.
Precisamos buscar o reconhecimento público, dos direitos dos grupos, vítimas do preconceito, principalmente, do negro e do índio. Escola e comunidade deve ser o espaço de conhecimento e respeito as diferenças, somente conhecendo e respeitando a diversidade étnico racial é que podemos melhorar a sociedade em que vivemos, torna-lá mais justa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário